AGRICULTURA

Belo Jardim discute planejamento para agricultura familiar

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 27/10/2010 às 8:40

A Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, recebe nesta quarta-feira (27), a partir das 9h, representantes do Banco do Nordeste, para uma uma reunião com membros de sindicatos, conselhos e órgãos estaduais ligados a produção agrícola do município. O encontro será na Sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim, localizado na Rua Pedro Firmino, 6, no bairro São Pedro.

Os agricultores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim, além de técnicos do IPA, também marcarão presença neste encontro.

O objetivo do encontro é o “planejamento dos financiamentos para o ano de 2011, onde serão discutidos os valores a serem investidos em Belo Jardim”, afirmou o secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, Antônio Carlos Coinha, se referindo ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Outro ponto a ser discutido será a regularização da Declaração de Aptidão do Produtor Rural (DAP), já que este, segundo o Banco do Nordeste, tem sido o grande entrave para a aprovação dos financiamentos. O documento é emitido pelo IPA e, em sua maioria, através dos Sindicatos locais, mas em Belo Jardim, não estava sendo feito por falta de acesso ao sistema, mas até o final deste mês a situação já vai estar regularizada.

Para ter acesso aos benefícios do Pronaf, o agricultor precisa do Sindicato local, que por sua vez, age através do IPA. Com todo o sistema operando em conjunto, os financiamentos do próximo ano, que devem ser ampliados, irão fortalecer a produção agrícola municipal. Segundo o BNB, este ano já foi investido cerca de R$ 400 mil só em Belo Jardim. A cidade conta atualmente com a participação no Pronaf Semi-Árido, Mais alimentos e AgroAmigo.