CAMPANHA

Garanhuns realiza cirurgias gratuitas de catarata

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 28/10/2010 às 15:00

A Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, em parceria com a Fundação Altino Ventura, deu início neste mês de outubro as atividades de mobilização para a Campanha de Catarata. A iniciativa consiste na realização de cirurgias gratuitas de catarata para diminuir a demanda de pacientes com o problema no município.

A Campanha está organizada em três fases. Na primeira, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram treinados para realização de visitas domiciliares na intenção de identificar possíveis casos da doença. No totão são 236 agentes que realizarão visitas nas comunidades cobertas pelo Programa Saúda da Família (PSF). Serão beneficiadas pessoas a cima dos 60 anos de idade.

Na segunda etapa, que será realizada entre 16 a 19 de novembro, os idosos que apresentaram sintomas serão encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Luiz Lessa, da Prefeitura de Garanhuns, onde uma equipe da Fundação Altino Ventura fará a triagem e o diagnóstico da doença, além da solicitação de exames, custeados pelo Governo Municipal. Todos que tiverem a doença comprovada terão cirurgia marcada.

A terceira e última fase será a realização das cirurgias no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2010, no Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns.
 
A DOENÇA - A Catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos. A doença torna-se comum a partir dos 60 anos. A cirurgia é o único jeito de curar e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Catarata.

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA – A Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica cujo objetivo é prestar serviços médicos de alta complexidade à população de baixa renda, promover o desenvolvimento científico e a capacitação profissional na área oftalmológica. Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referencia para o atendimento em oftalmologia, a Fundação está entre as principais instituições do País, e vem desenvolvendo um trabalho de relevante importância para o Estado de Pernambuco e toda a região Nordeste. A Fundação existe desde 1986 e tem sede em Recife-PE.