SAÚDE

Petrolina promove Simpósio de Hipertensão Arterial

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 30/10/2010 às 15:30

Durante todo o dia deste sábado (30), Petrolina sedia o I Simpósio de Hipertensão Arterial Pulmonar do Vale do São Francisco. Promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/Pernambuco, o evento reúne a classe médica no Petrolina Palace Hotel. A proposta é capacitar os profissionais deste segmento a diagnosticarem e desenvolverem o tratamento correto para a hipertensão arterial pulmonar.

Confundida com outras patologias, a hipertensão pulmonar se caracteriza pela elevação da pressão sanguínea das artérias pulmonares. Portadores da doença – sem o devido tratamento – têm uma sobrevida estimada pelos médicos em até dois anos. No entanto, o diagnóstico precoce e o cuidado especializado podem oferecer uma melhor condição de vida ao paciente. Sintomas como falta de ar, cansaço, tontura, palpitação frequente, inchaço nos pés, dentre outros, podem ser associadas à doença.

A expectativa é capacitar profissionais que possam integrar a equipe do novo Centro de Referência de HAP em Petrolina, o primeiro fora da capital pernambucana. “A criação do ambulatório facilita a vida do portador de HAP, visto que a doença é delicada e compromete a qualidade de vida de muitos pacientes. Com o Centro em Petrolina, os pacientes da região não precisarão se deslocar até o Recife”, pontua o cardiologista e coordenador do curso, Anderson Armstrong.