AVIAÇÃO

Shows da Esquadrilha da Fumaça em Caruaru

Pedro Romero
Pedro Romero
Publicado em 01/11/2010 às 12:16

A Esquadrilha da Fumaça se apresenta nesta segunda-feira (1º) em Caruaru, no Agreste do Estado. O evento será no aeroclube da cidade, a partir das 16h, e faz parte de um encontro de amantes da aviação que terá a presença de diversas aeronaves.

A Esquadrilha da Fumaça é considerada o maior time acrobático do mundo em número de apresentações realizadas: mais de 3.200. São sete aeronaves executando mais de 20 manobras, em cerca de 40 minutos de exibição em cada cidade.

O evento marca um encontro nacional de pilotos, conhecido como Caruaru No ar, que acontece pela terceira vez no município. De acordo com os organizadores, o encontro contará com mais de 40 aeronaves de diversos tipos. Durante o evento, será lançado o curso de piloto privado, que será ministrado na cidade durante os meses de novembro e janeiro de 2011. Para assistir às apresentações do aeródromo basta levar um quilo de alimento não perecível.

A apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, nome oficial, também marca a despedida do atual comandante, José Aguinaldo de Moura, único pernambucano a comandar a equipe. Ele fez parte da esquadrilha pela primeira vez em 1999 e saiu depois de cinco anos.

Após e realização de curso de carreira em Brasília, foi designado, no final de 2008, para comandar o grupo. “Neste meu último ano de comando, é uma honra saber que estarei mais uma vez retornando à minha terra natal para levar uma mensagem de profissionalismo e capacidade organizacional da nossa Força Aérea aos meus conterrâneos”, diz o comandante.

A Esquadrilha da Fumaça foi criada na década de 50 por três oficiais que aproveitavam as horas livres do almoço para treinar manobras da aviação de caça sobre a Barra de Tijuca, no Rio de Janeiro. Os pioneiros começaram executando manobras com duas aeronaves e depois passaram para quatro. O nome surgiu anos depois, quando os aviões passaram a expelir fumaça, que é fruto da queima de óleo.