SAÚDE

Governo amplia atendimento na área de saúde mental na Zona da Mata

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 05/11/2010 às 17:15

O município de Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, receberá recursos do Ministério da Saúde para ampliar o tratamento às pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A notícia foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5), a Portaria 3.353 do Ministério da Saúde autorizou o repasse anual de R$ 2,4 milhões para sete municípios de vários estados, entre eles Pernambuco, com a cidade de Goiana. Com a habilitação, o país passa a contar com 1.571 unidades em funcionamento.

O trabalho é focado nos pacientes, nos familiares deles e na comunidade, em uma complexa rede de serviços e em conjunto com outras políticas sociais, de renda, educação e saúde.

As equipes que atuam nestes CAPS são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais. Toda a estrutura física é adequada para acolher os pacientes, desenvolver atividades coletivas e individuais, realizar oficinas terapêuticas e outras atividades necessárias para cada Projeto Terapêutico Individual.

Além de Pernambuco, foram beneficiados os estados de Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina com dois CAPS.