TURISMO

Gravatá ganha trilhas de quadriciclos

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 07/11/2010 às 13:34

O cenário é rural, mas os cavalos começam a dar espaço ao barulho dos motores. Os passeios de quadriciclos se tornaram mais uma opção de lazer para quem passa fim de semana e feriados em Gravatá. O veículo é seguro, mas deve ser utilizado em locais apropriados para circulação de motorizados. Na cidade, algumas trilhas foram criadas para que turistas e visitantes aproveitem a paisagem do município com segurança.

A cidade possui um potencial para prática de esportes radicais, por isso não é de se estranhar que os quadriciclos, tão presentes em áreas litorâneas, comecem a ganhar espaço por aqui. Essas pequenas motos devem ser utilizadas no ambiente rural, uma maneira de poder explorar velocidade e obstáculos.

Para quem não possui um motociclo, é possível alugar o veículo. A empresa Trilhas da Serra conta com quatro motocicletas. Na hora de locar também dá para escolher entre as trilhas definidas pela empresa. Além disso, alerta o proprietário, é preciso ficar atento aos equipamentos de segurança. “Só pode sair no veículo utilizando os equipamentos obrigatórios, que são capacete, joelheira, luvas e roupa completa. Tudo é disponibilizado para o cliente na loja”, diz Fábio de Castro.

A empresa já planeja a criação de novas trilhas, desta vez com obstáculos, o que garante mais adrenalina nos passeios. “Queremos criar uma pista exclusiva para essas motos. O local terá obstáculos, como barreiras e rampas. Serão três pistas, sendo uma básica, para iniciantes, uma mais acidentada e outra que permita um passeio panorâmico. Ainda estamos em busca de um local adequado para isso”, comenta Fábio.

Legislação- A utilização de quadriciclos deve seguir as normas da legislação de trânsito. De acordo com a lei, Resolução nº 700/88, esses veículos são considerados modelos exclusivamente agrícolas, não possuem regulamentação como os demais automóveis e, por isso, estão impossibilitados de serem licenciados junto ao município - condição básica para trafegar. Por isso, só podem ser usados em propriedades rurais e em lugares fechados, com circulação em condomínios e áreas de grande concentração de pessoas é proibida.