CULTURA

Papangu vai agitar a Sapucaí

Do JC Agreste
Do JC Agreste
Publicado em 08/11/2010 às 14:53

Famosa pelo seu Carnaval dos papangus, Bezerros será destaque também no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Os mascarados farão parte de uma ala, com carro alegórico, da Império da Tijuca, que desfila no sábado de Zé Pereira com 100 papangus. Três artesãos da cidade, que estão confeccionando as máscaras e alegorias, viajam no próximo dia 11 para o Rio, onde vão montar o carro alegórico que mostrará a cidade para o mundo.

O carro terá 40 máscaras gigantes, com cerca de 1,5 metro, e alguns papangus que podem passar dos seis metros. Já a ala de mascarados contará com 100 bezerrenses fantasiados de papangus. De acordo com o artesão e diretor de cultura da prefeitura de Bezerros Roberval Lima, o trabalho começou há cerca de dois meses.

“Abrimos inscrições para os interessados em participar do desfile e a lista já fechou. As máscaras serão doadas pela prefeitura e quem vai desfilar paga sua passagem e hospedagem”, explica. As máscaras gigantes já seguiram para o Rio de Janeiro.

Além de Roberval, o trabalho conta com a participação dos artesãos Murilo Albuquerque e Silvio Venceslau. Na próxima quinta-feira eles viajam para o Rio de Janeiro para fazer a montagem do carro alegórico.

A ciranda de Abreu e Lima e o maracatu de Nazaré da Mata também farão parte do desfile da Império da Tijuca, que trará como tema: O mundo do Carnaval – um olhar sobre a cultura dos povos. A idéia de incluir festas populares de Pernambuco no desfile foi do carnavalesco da escola, Severo Luzardo.

“Durante uma pesquisa, procuramos por carnavais que tivessem como marca a originalidade, queremos fugir do lugar comum”, disse quando visitou Pernambuco para definir detalhes da apresentação. O Estado figurará no desfile ao lado de festas populares do mundo todo, como os carnavais da Bolívia e da República Dominicana.

Os papangus participarão também do Carnaval de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Por isso, o tema do Carnaval de Bezerros este ano será: Do frevo ao samba, os papangus fazem o melhor Carnaval. A cultura popular é a marca principal dessa festa na cidade, com dezenas de apresentações artísticas, contemplando o frevo, o maracatu, a ciranda, o coco de roda, além de oficinas de artesanato, máscaras, xilogravuras e cordéis.