AÇÃO SOCIAL

Prevenção gratuita para a população

Do JC Vale do São Francisco
Do JC Vale do São Francisco
Publicado em 08/11/2010 às 14:12

O Sesc Petrolina desenvolve ações na área de saúde destinadas a toda a população. O Projeto Sesc Saúde realiza semanalmente atendimentos gratuitos sempre às sextas-feiras, das 7h às 10h, na unidade executiva da entidade. O objetivo é fazer prevenção e controle da hipertensão e dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides. Oferece exames para detectar taxas dessas substâncias, aferição de pressão arterial e orientações nutricionais.

Segundo a assistente social do Sesc Petrolina, Telma Calado, o serviço conta com uma assistente social, uma nutricionista e vários profissionais de educação física. “Realizamos toda sexta-feira de 150 a 200 atendimentos. Acompanhamos pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, que são a maioria”, informou.

Sempre que os profissionais constatam uma alteração nos exames, a nutricionista oferece orientação de dieta e acompanha o paciente até a adequação dos níveis desejáveis. Os professores de educação física também orientam sobre a prática de exercícios físicos e fazem avaliação funcional nos pacientes. “Esse projeto é desenvolvido desde 2004 e visa a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis e síndrome metabólica. É um projeto pioneiro. Em todo o País somos a única unidade do Sesc que realiza esse serviço”, detalhou Telma Calado.

Washington Urgel Neto, 56, é um dos pacientes que toda semana é atendido no projeto. Ele conta que soube dos atendimentos através de uma conhecida. “Uma senhora me falou que estava vindo no Sesc e aí resolvi conhecer. Agora toda sexta-feira eu venho aqui para ver como está meu diabete, colesterol, para ir controlando. Até porque eu tomo remédios que o médico passou para controlar esses índices”, diz, afirmando ainda que sempre obedece as orientações da nutricionista. “Obedeço sim, por isso eu estou bem”, diz.

A nutricionista do Sesc, Silvia Ribeiro, que também atua no projeto, lembra que os lojistas do comércio petrolinense podem agendar o serviço em suas empresas. “Eles só precisam ligar para nós no telefone (87) 3866-7468 e nós iremos realizar os exames e dar atendimentos.” Ela ainda comemora os resultados do trabalho. \"Tem pessoas que estão conosco desde o início, já controlaram seus níveis de saúde, mas desejam continuar sendo acompanhadas\".