EDUCAÇÃO

Inadimplência é fator de risco para escolas de Caruaru

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 09/11/2010 às 15:25

Todos os anos, proprietários de colégios pariculares de Caruaru, no Agreste, têm uma missão que é renovada ano após ano: oferecer educação de qualidade. Mas, há um desafio já conhecido pelos educadores - reduzir a inadimplência, que é alta em algumas escolas. Em um dos colégios particulares do município, ela chega a mais de 20%.

De acordo com o coordenador dos estabelecimentos particulares de ensino, Edmilson Vidal, o momento econômico vivido pelo país, pelo município, indica, por exemplo, se pode haver uma queda ou aumento no número de inadimplentes. 32 escolas fazem parte da Câmara Setorial da cidade. Mais de 15 mil alunos de Caruaru estão na rede particular de ensino.

A coordenadora jurídica de um colégio que tem mais de mil alunos, Lívia Laura, atribui o problema ao fato dos pais colocarem em segundo plano o pagamento das parcelas escolares. Mesmo em meio às dificuldades causadas pela inadimplência, alguns colégios fazem campanhas para sanar, ou ao menos, diminuir o índice nas escolas.

\"Com essas campanhas conseguimos reduzir esse número. Nosso índice de inadimplência não chega a 5%\", disse Darciane Gomes, diretora de uma escola em Caruaru.