CINEMA

Caruaru com sessão de cinema gratuita para crianças e adultos

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 10/11/2010 às 11:46

Os caruaruenses vão poder se divertir com as sessões de cinema gratuitas do projeto CineSesc, do Sesc Caruaru. A exibição de filmes é realizada todas as quartas-feiras em dois horários, às 19h30, para adultos, e às 15h, para crianças, no Teatro Rui Limeira Rosal.

Nesta quarta (10), às 15h, a criançada vai conferir o filme nacional “Vida de Menina”, de Helena Solberg, baseado na obra homônima de Helena Morley.

Para os adultos, às 19h30, o Sesc Caruaru reserva o filme “Por 30 Dinheiros”, com direção da paraibana Vania Perazzo e do cineasta e crítico búlgaro radicado no Brasil Ivan Hlebarov, com classificação etária de 12 anos. O longa de 2005 é uma mistura de comédia burlesca com drama e até mesmo tragédia.

Vida de Menina -  O longa acompanha três anos (1893-1895) da vida da adolescente Helena, em um momento crítico de sua vida, quando começa a lutar para conquistar sua liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever o seu diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua alegria infantil de viver e reinventando o mundo à sua maneira.

Por 30 Dinheiros - O longa de 2005 é uma mistura de comédia burlesca com drama e até mesmo tragédia. As aventuras de Zé e Lula, integrantes de uma trupe mambembe que encena A Paixão de Cristo no interior do Nordeste, confundem com a realidade em momentos de traição, gozação e delírio, um misto de situações tragicômicas e surreais. O misticismo, valores novos e arcaicos revelam, metaforicamente, a região Nordeste em meio à globalização.