BENEFÍCIO

46 cidades do interior serão beneficiadas com programa federal

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 12/11/2010 às 14:11

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) selecionou 46 municípios de Pernambuco para receber máquinas retroescavadeira dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). A relação dos municípios beneficiados no Estado foi publicada na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU).

Atualmente o MDA está encaminhando o processo licitatório para a aquisição das máquinas que serão doadas às prefeituras selecionadas. Esta etapa deve ser concluída até o final deste ano. A entrega dos equipamentos está prevista para até o final do primeiro semestre de 2011.

O envio de retroescavadeiras ou motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes. Em todo o Brasil foram selecionados 1.300 municípios.

A seleção e divulgação dos municípios ocorreram de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Foram considerados os seguintes critérios: pertencer ao Programa Territórios da Cidadania (quatro pontos); maior participação do PIB agrícola no  PIB total do município (até três pontos); possuir maior extensão territorial (até três pontos); ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município (até quatro pontos); e distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

» Confira a lista completa dos municípios selecionados:

Afrânio
Águas Belas
Amaraji
Belém de São Francisco
Bodocó
Bom Conselho
Bonito
Cabrobó
Calumbi
Capoeiras
Carnaíba
Dormentes
Exú
Floresta
Gameleira
Iati
Ibimirim
Iguaraci
Inajá
Ipubi
Itaíba
Jatobá
Joaquim Nabuco
Lagoa Grande
Manari
Moreilândia
Orocó
Paranatama
Pedra
Petrolândia
Quixabá
Santa Cruz
Santa Filomena
Santa Maria Da Boa Vista
Santa Terezinha
São Bento Do Una
São José Do Belmonte
São José Do Egito
Sertânia
Solidão
Tabira
Tamandaré
Trindade
Triunfo
Tupanatinga
Venturosa