CENSO

População diminui em Belo Jardim, aponta IBGE

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 12/11/2010 às 15:25

O município de Belo Jardim, no Agreste, tinha 70 mil 963 habitantes, de acordo com o último censo. Para o censo 2010 o IBGE estimou que a população passaria para 74 mil e 28 habitantes. O resultado saiu e veio a surpresa: o número baixou para 68 mil 736 habitantes, significa quase 6 mil pessoas a menos.

“Acredito que muitas pessoas omitiram o real número de habitantes da residência, teve também a questão do difícil acesso de algumas localidades”, disse, surpreso, o coordenador da sub-área do IBGE em Belo Jardim, Otoniel Alcântara.

Para a Prefeitura da cidade, a notícia é ruim, porque se diminui a população diminui também o valor do repasse de verbas federais. “Com essa quantidade de habitantes vai diminuir o repasse do FPM, isso pode prejudicar investimentos, principalmente, nas áreas de ação social e educação”, conta Lourdes Mergulhão, secretaria Municipal de Planejamento de Belo Jardim.

O resultado também pode comprometer a Câmara de Vereadores, o número pode ser reduzido. O censo do município foi feito por 73 recenseadores durante três meses. O trabalho deles não acabou, até o dia 20 deste mês será feita uma revisão na contagem. A prefeitura se comprometeu em colaborar com o trabalho.