educação

Ônibus leva literatura para a Mata Norte

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 13/11/2010 às 13:53

As crianças de quatro cidades da Zona da Mata Norte contarão com uma boa opção de lazer nos próximos dias. O ônibus-biblioteca que leva leitura e apresentações culturais visitará os municípios de Vicência, sexta-feira (19), Condado (22), Aliança (24) e Nazaré da Mata (26). O projeto, denominado Caminhos do Canavial, integra a programação do Festival Canavial 2010, que ocorre entre 19 de novembro e 4 de dezembro.

Segundo o coordenador-geral do Festival Canavial, Afonso Oliveira, a ideia surgiu a partir do projeto Ponto de Leitura, realizado no ponto cultural Estrela de Ouro, em Aliança, há cinco anos. A iniciativa incentivou o hábito da leitura entre os moradores carentes da região. “Há há dois anos, o projeto foi expandido e ganhou um ônibus, sendo batizado de Caminhos do Canavial, que está sendo reeditado agora”.

O ônibus ficará nas cidades das 9h às 18h. “Este ano, devido o sucesso, montamos parceira com as escolas públicas municipais. Além do público que vai por interesse próprio, teremos a participação de 200 alunos de cada município, sendo 100 pela manhã (até 10 anos) e mais 100 à tarde (10 a 14 anos)”, informa a coordenadora do projeto, Wanessa Santos. Ao todo, serão 10 escolas em todas as cidades. “Vamos realizar em todas as cidades um concurso de poesia entre os alunos e participantes. Os ganhadores serão premiados com livros.”

A coordenadora revela que o projeto ganhou reconhecimento nacional, o que possibilitou uma parceria com a Biblioteca Nacional. “Hoje temos em nosso acervo, no Ponto de Cultura, três mil livros e todos eles, durante o festival, são colocados no ônibus. São obras variadas, desde infantis a grandes clássicos da literatura”, diz.

Para este ano, revela, a cultura digital também entrará no circuito. “Levaremos computadores no ônibus. Vamos possibilitar que as pessoas tenham acesso à internet nos engenhos, o que é algo muito difícil”, completa.