ARTE POPULAR

Oportunidades para artesãos

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 25/11/2010 às 12:13

Artesãos, músicos, atores e dançarinos do Agreste pernambucano têm duas oportunidades para divulgar sua arte. Até o dia 3 de dezembro, estão abertas as pré-inscrições para a 12ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Caruaru está selecionando, até o dia 30 de novembro, artistas para se apresentarem no anfiteatro do Parque Ambientalista Severino Montenegro.

Com essa iniciativa, a Diretoria de Meio Ambiente quer incentivar o talento dos artistas da região, oferecendo-lhes mais uma oportunidade de mostrar suas habilidades. As inscrições podem ser feitas entre 7h e 13h, na sede da diretoria, localizada no próprio parque. O endereço é Avenida José Rodrigues de Jesus, bairro Indianópolis e os interessados podem obter outras informações através do telefone (81) 3701-1549.

INTERNET - As pré-inscrições para a Fenearte, na categoria artesãos individuais de Pernambuco e associações, podem ser feitas online, ou presencialmente. O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 347, no Recife.

A pré-inscrição não condiciona ou vincula a participação no evento. Apenas os que forem selecionados estarão aptos a concorrer à comercialização dos espaços disponíveis da 12ª Fenearte, que será realizada entre os dias 1° e 10 de julho do ano que vem, no Centro de Convenções, em Olinda.

O candidato deverá selecionar uma peça que melhor represente sua produção e providenciar três fotos individuais da obra em ângulos distintos. Além disso, também é preciso apresentar entre uma e cinco fotos dessa mesma peça em conjunto com outras que compõem o acervo do artista. As fotos, em formato digital (JPEG, PNG, TIFF, BMP ou GIF), devem ter o tamanho máximo de 500KB para cada arquivo.

CADASTRO - Os artesãos que ainda não fazem parte do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) também poderão efetuar seu cadastro durante o período de pré-inscrições para obter desconto no valor do estande. Para realizar o cadastramento, é preciso apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4, além de realizar uma prova de habilidade, que consiste em levar uma peça pronta, material e ferramentas necessárias para iniciar a confecção de uma peça semelhante.