SAÚDE

Petrolina intensifica ação de combate à aids

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 25/11/2010 às 13:00

A partir desta quinta-feira (25), a Secretaria de Saúde de Petrolina realiza uma série de atividades voltadas à conscientização da população com relação à prevenção da aids. Testes rápidos para diagnóstico da doença e palestras educativas fazem parte da programação, que se estende até o dia 18 de dezembro, quando será realizado o II Fórum sobre os direitos e deveres dos portadores da patologia.

Este ano a campanha será focada, sobretudo, nas pessoas que compreendem a faixa etária dos 15 aos 24 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha foi feita levando-se em conta os critérios epidemiológicos desta parcela da população. Em Petrolina, as estatísticas indicam que desde 1988, 310 casos foram diagnosticados.

“O que observamos hoje em dia é que os jovens estão se expondo mais e com parceiros casuais. As estatísticas mostram que pelo menos 40% dessas pessoas não usam preservativos em todas as relações sexuais, mesmo sabendo que essa é a melhor maneira de evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”, frisa o coordenador do programa DST/Aids da secretaria de Saúde de Petrolina, Anderson Andrade.

No município sertanejo, diversas ações como aconselhamento individual, coleta de sangue para exames, atendimento de enfermagem, atividades educativas, distribuição de preservativos, são desenvolvidas diariamente pelo Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS).