QUEIMADA

Clima quente favorece queimadas no Agreste

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 29/11/2010 às 14:30

Com o sol forte e o tempo quente, a vegetação sofre com as ações do clima e do homem. Nesta época as ocorrências de queimadas são constantes por conta do grande período de estiagem. A vegetação seca fica vulnerável e até mesmo uma simples ponta de cigarro ou um pedaço de vidro podem provocar uma queimada.

Só o corpo de bombeiro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem recebido toda semana chamados dessa natureza, só este ano já foram quase 80 ocorrências.

Uma das que mais impressionaram foi na semana passada, onde mais de 2 hectares de terra foram queimados pelo fogo no Parque Ecológico João Vasconcelos Sobrinho, a Serra dos Cavalos.

O corpo de bombeiros explica que muitas vezes, as chamas são provocadas pelo próprio homem, no entanto, algumas medidas podem ser tomadas para evitá-las. “ As pessoas tem que tomar cuidado porque nessa época a vegetação está muito seca e qualquer coisa pode queimar e o fogo se alastra rápido causando prejuízos a população”, concluiu Ezequiel Farias, tenente do corpo de bombeiros.