PAISAGISMO

Caruaru revitaliza as praças

Do JC Agreste
Do JC Agreste
Publicado em 02/12/2010 às 9:54

Os caruaruenses vão ganhar novos espaços de convívio e lazer com a revitalização de mais quatro praças do município até o final de 2010. De acordo com a prefeitura, em dois anos de trabalho, já foram revitalizados outros dez espaços urbanos do tipo.

Os novos trabalhos de reforma iniciaram pelas Praças Amazonas, no bairro Maurício de Nassau, e Centenário, no bairro de mesmo nome. Ambas serão totalmente repaginadas. Além delas, também serão completamente reformuladas as praças Dom Bosco, também no Maurício de Nassau, e a do bairro de Santa Clara. As quatro vão passar por reforma paisagística, manutenção e adequação dos espaços existentes.

O diretor de Meio Ambiente do município, Jorge Quintino, tem pressa na entrega das obras. “Planejamos terminar estas quatro praças até a primeira quinzena de dezembro. Em seguida, faremos o mesmo trabalho em outras. Até o Natal, várias praças de Caruaru estarão com uma nova cara”, declarou.

As ações de revitalização terá um foco paisagístico e serão voltadas para a valorização da flora regional. Por isso, estão previstos o plantio de novas árvores, a manutenção dos jardins, a pintura dos equipamentos, além do conserto ou substituição de brinquedos e bancos. Segundo a prefeitura, as obras físicas serão executadas por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, enquanto especialistas do Meio Ambiente vão cuidar dos gramados e das plantas ornamentais.

Desde o início dos trabalhos de revitalização, as Praças Altair Porto, Adejar Casé e a do Lions, todas no Bairro Maurício de Nassau, receberam novas pinturas, equipamentos, árvores e reformulação no paisagismo. O mesmo aconteceu nas Praças São Roque, no Centenário, e Nova Euterpe, no Centro da cidade.

As Praças do Rosário, no Bairro Nossa Senhora das Dores, a João Cabeludo, no Salgado, a Três Bandeiras, no João Mota, e a do São Francisco, no bairro de mesmo nome, também foram reformadas. Todas ganharam novos espaços e equipamentos, como fontes e rampas para acessibilidade, além de novos pisos e iluminação. O mesmo aconteceu com a Praça do Inocoop, construída no espaço em volta da igreja católica do bairro.