CULTURA

Arcoverde recebe mais de 50 atrações culturais a partir desta sexta-feira

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 03/12/2010 às 13:02

O município de Arcoverde, que é a porta de entrada para o Sertão pernambucano recebe, a partir desta sexta-feira (3) até o dia 12, a primeira edição da Mostra de Artes Sesc Arcoverde - Aldeia Olho d’Água dos Bredos. O projeto, promovido pelo Sesc Pernambuco e realizado pelo Sesc Arcoverde, é um desdobramento do projeto nacional Palco Giratório e reúne diversas linguagens artísticas, que dialogam em um universo mais amplo, em mais de 50 atividades culturais.

Segundo Galiana Brasil, coordenadora do projeto Palco Giratório em Pernambuco, o município de Arcoverde e seus distritos Aldeia Velha e Caraíbas, foram escolhidos por sua tradição e veia cultural forte. “A ideia das Aldeias é a valorização da cultura local e a interiorização da arte, propiciando um intercâmbio de artistas e público”, explica. No país, o Sesc promove mais de 30 aldeias por ano, e a Olho d’Água dos Bredos é a segunda no estado, sendo a primeira a de Petrolina, com seis edições.

A programação traz oficinas, exposições, apresentações musicais, de dança, cinema e literatura. A abertura será marcada pelo cortejo Acorda Povo para o Olho d’Água dos Bredos, nesta sexta, a partir das 17h, com saída do Sesc Arcoverde, seguindo para a Praça do São Cristóvão.

Diversos grupos garantem a animação durante a caminhada, como Cobra da Bixiga Lixa, Orquestra de Metais e Maracatu Batuque do Sertão. Já na Praça, às 19h30, a carreta do TeatroSesc recebe as apresentações de Aprendizes do Futuro, Coco Trupé de Arcoverde e da cantora pernambucana Alessandra Leão.