ECONOMIA

Natal estimula as vendas no varejo em Petrolina

Do JC Agreste
Do JC Agreste
Publicado em 06/12/2010 às 15:00

As festas de fim de ano estão chegando e o comércio do Vale do São Francisco já começa a se preparar para receber os consumidores. Em Petrolina, a estimativa de aumento das vendas é de mais de 13% com relação à mesma época do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio).

A pesquisa revelou ainda que os gastos das famílias com renda de no máximo três salários mínimos devem aumentar de R$ 415 para R$ 606, o que significa um crescimento de 46%. Segundo o presidente do Sindilojas, Joaquim Castro, os setores de confecções, acessórios, eletrodomésticos e calçados são os mais aquecidos.

Com relação às formas de pagamento, os números mostram que os cartões de crédito são os preferidos, seguidos por dinheiro. Em Juazeiro, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Erivaldo Oliveira Souza, os carnês ainda são os mais usados pelos consumidores.

O crescimento do varejo local tem reflexos, ainda, nas oportunidades de emprego. Segundo Joaquim Castro, neste ano a expectativa é de que haja um aumento de 10 a 12% no quadro atual de funcionários do comércio petrolinense. “Mais de mil trabalhadores temporários devem ser contratados até o mês de dezembro”, declarou. No shopping center esse número deve ser ainda maior, como constatou a pesquisa da Fecomércio.