CENSO

Quase 10 mil pessoas já deixaram Cumaru, diz IBGE

Do JC Online do JC Online
Do JC Online
do JC Online
Publicado em 06/12/2010 às 10:42
Leitura:

A rotina dos moradores da cidade de Cumaru, no agreste, acompanha o ritmo das pequenas cidades do interior. Mas uma cena é vista com frequência: vários caminhões de mudança pelas ruas. \"As pessoas se mudam porque aqui não tem emprego\" disse a aposentada Gorete da Silva, lembrando que a irmã se mudou para Caruaru em busca de trabalho.

O IBGE constatou essa realidade. No último censo, foram contabilizados 17.166 habitantes no munícipio, quase 10 mil a menos comparado ao Censo anterior - há 10 anos, havia mais de 27 mil habitantes em Cumaru.

O município não contestou o IBGE; houve um entendimento de que nada fugiu do controle dos recenseadores. Mas quem pode sofrer o impacto desse resultado são os servidores públicos - com menos moradores, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vai diminuir. Atualmente o repasse do recurso é de R$ 750 mil por mês. E, com o resultado desse Censo, o município vai perder cerca de R$ 200 mil.

\"Infelizmente a solução vai ser diminuir o quadro de funcionários, já que 40% do FPM são destinados à folha de pagamento\" disse o prefeito Eduardo Gonçalves. Para mudar a realidade, o prefeito já planeja criar oportunidades de emprego; para isso vai buscar recursos junto ao Governo Federal.


Mais Lidas