Confira os fatos sociais que estão movimentando o interior

Por Paulo Magrinny
Por Paulo Magrinny
Publicado em 09/12/2010 às 16:57

Na entrevista concedida ao programa Giro Social, o ex-diretor de documentação e patrimônio, e ex-secretário de turismo de Caruaru, Walmiré Dimeron Porto, fez uma importante análise do universo de preservação da memória cultural e histórica no agreste do Estado. Formado em História pela Fafica, há 22 anos ele vem desenvolvendo um relevante trabalho que é reconhecido pelos diversos setores de representação pública e privado. O exemplo é o trabalho de consultoria para instituições de peso como: Fafica, Acic, Sesc e o Shopping Difusora. Confira os detalhes da entrevista na tarde do sábado dia 11 de dezembro, logo após o programa Positivo na TV Jornal de Caruaru.

Nota 10
Em algum momento já ouvimos falar que no mergulho do silêncio é possível encontrar a nós mesmos. O respeito ao limite do outro é a possibilidade mais simples de entender o significado da palavra cidadania. As regras de convivência em sociedade por mais que pareçam chata ou démodé, são determinantes para a confirmação diária do esperado e planejado conceito de viver em grupo. A defesa desta linha de comportamento não precisa de posições extremistas, apenas da necessidade de realizar o mais simples e assim já estaremos fazendo muito bem. A harmonia vai agradecer.

Nota 0
Há sempre quem entenda que aumentar o tom da voz em lugares, independente da dimensão da área, será entendido ou talvez vá delimitar o seu espaço como se fizesse questão em dizer: cheguei. A proximidade com quem desejamos fazer o contato será determinante para uma boa comunicação, o resultado de um conceito de elegância e educação, passa por atos simples como o uso da voz baixa independente do local que estejamos. Ninguém precisa e nem merece participar de assuntos alheios em lugares públicos em função de uma má educação.

Comemorando
O Empresário Arnaldo Xavier sempre que tem oportunidade de falar sobre o desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste, e perguntado como percebe o mercado. A resposta é sempre rápida e segura: a região está vivendo um dos seus melhores momentos. A euforia se justifica e um dos fomentos deste desenvolvimento que representa a geração de emprego e renda para a região, é a marca Rota do Mar capitaneada por ele e que vem gerando mais 200 empregos diretos e indiretos. O eixo Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe fortalecem esta e outras importantes marcas da região que tem se tornado a Meca do desenvolvimento nos últimos 10 anos.

Nupcial
A cerimônia de casamento de Fábio Morais e Waléria Dutra foi marcada pela beleza e objetividade, rápida e nem um pouco cansativa, reuniu um seletíssimo grupo de amigos e familiares na aconchegante Capela de Santa Clara em Caruaru. Outro momento que chamou atenção foi a descontraída recepção aos convidados na Seleto Recepções com a estonteante apresentação da cantora Patrícia Vasconcelos que deu mais vez um show de afinação. O casal está de parabéns pela agradável noite.

No clima natalino
Depois de comemorar a boa repercussão do Hallowen Beneficente, o prometer Clovis Queiroz está cumprindo uma intensa agenda em eventos em toda a região agreste levando a personagem do Papai Noel. Após a brilhante apresentação que aconteceu na noite de entrega do badalado Troféu Expressão Pernambucana em novembro, os convites não param. A beleza da fantasia do bom velhinho, unida a uma boa interpretação tem feito o sucesso da personagem. A seriedade e a criatividade profissional sempre farão à diferença seja qual for o concorrido mercado.

Mais uma vez sucesso
Wladimir Melo, diretor comercial do Sistema Jornal do Commércio era só felicidade na noite de entrega do Prêmio Neurônio. O evento mais uma vez reuniu as agências de publicidade e propaganda em uma arrojada noite de festa na tradicional Casa da TV Jornal no Alto do Moura. A premiação é uma forma de reconhecimento ao talento do mercado publicitário do interior que a cada ano vem se fortalecendo e revelando o poder criativo de um mercado que faz a diferença no contexto midiático no Nordeste.

Premiação
O médico Paulo Sales ficou extremamente satisfeito com a indicação da Unimagem ao Prêmio Sebrae/Gerdau em duas categorias: Gestão e Social. A premiação nesta primeira fase reconheceu na esfera estadual o trabalho de 34 empresas e aconteceu em clima de muita festa no Paço Alfândega na capital pernambucana. A expectativa agora é torcer para do agreste pernambucano fique entre as sete melhores do país, aparecendo como uma referência em qualidade em gestão empresarial e na execução de políticas de apoio e responsabilidade social. O resultado será divulgado em março de 2011. Indicações como estas fortalecem ainda mais o seguimento da saúde do interior do Estado.

A festa bombou
O professor Cláudio Everdan ainda está recebendo os cumprimentos pela arrojada festa de colação de grau e baile de formatura dos alunos do Colégio Dimensão. Ele coordenou os mínimos detalhes, o que resultou em uma verdadeira noite de sonhos com o menu assinado por Lindomar Luiz e uma bela ambientação do décor Hélio de Pesqueira.

Cidãdão
A noite de entrega do Título de Cidadão Caruaruense ao artista Tita Caxiado foi muito prestigiada. O plenário da Câmara Municipal ficou repleto por amigos, colegas e familiares. Natural de Venturosa, ele tem uma vida dedicada às artes e faz questão de afirmar sempre a satisfação de viver para o que julga a razão de sua da existência, deixar uma marca boa através o universo da arte em cada obra o executada. Um dos mais significativos trabalhos do artista na capital do Agreste é a estátua do Rei do Baião Luiz Gonzaga na entrada do Parque de Eventos.

Reconhecimento
Reconhecido como um profissional que consegue harmonizar a leveza e a serenidade do pessoal com o universo profissional, o médico Manoel Florêncio continua recebendo várias homenagens. Recentemente esteve participando da festa de colação de grau dos alunos do Colégio Dimensão como Patrono dos formandos 2010. Com um discurso prepositivo, fez questão de enfatizar a dedicação e o compromisso com a sociedade que fazemos parte, razão maior para a delimitação de espaço e o crescimento social. Este ano o centro de diagnostico que leve o seu nome comemora 25 anos de atuação no agreste pernambucano.

A despedida
O ex-prefeito de Caruaru e deputado eleito Tony Gel foi aplaudido de pé e interrompido várias vezes durante o discurso de despedida da Câmara de Vereadores de Caruaru. Com a voz embargada e ao mesmo tempo procurando a descontração, agradeceu aos servidores da casa, aos colegas do legislativo e a plenária. Fez questão de lembrar as provocações e os insultos recebidos em 1º de janeiro de 2009 quando assumiu a vaga, e destacou como falta de respeito ao pensamento divergente em uma democracia. Finalizou dizendo: “Entrei nesta casa sob vaias de um grupo orquestrado e saio sob aplausos”.