COMEMORAÇÃO

Museu do Barro realiza programação especial para o Dia do Forró

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 09/12/2010 às 11:00

Nesta segunda-feira (13), o Museu do Barro, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, realizará uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Forró, data que marca os 98 anos de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Durante todo o dia, acontecerão palestras, debates e oficinas de artes para estudantes de escolas públicas e privadas da cidade. O Museu disponibilizará ainda, o maior acervo do Brasil de peças de Luiz Gonzaga.  A entrada será gratuita. 

A partir das 9h, o historiador Daniel Finizola vai palestrar sobre a influência do Baião na Música Popular Brasileira. Ele também é músico e filho do compositor Janduhy Finizola, que compôs músicas para Luiz Gonzaga. 

A programação continua com o debate de Onildo Almeida que compôs para o Rei do Baião, além de ter participado de vários momentos da vida do mestre. Ele contará  “Causos da Vida de Luiz Gonzaga”.  Haverá também a apresentação do ator Adélio Lima, que estará caracterizado do Rei do Baião. Encerrando o período da manhã, artistas de Caruaru como o cordelista Herlon Cavalcanti e os cantores Kinho Ramalho e Tony Mareto vão fazer uma homenagem especial em versos e declamações.

No período da tarde, serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de danças populares (forró, baião, xaxado e xote) ministradas pelo professor Manoelzinho Araújo.