PROJETO

Petrolina deve implantar núcleos visando situações de emergência ou catástrofes

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 09/12/2010 às 10:35

Devem ser implantados a partir da segunda quinzena de março de 2011, em Petrolina, os Núcleos de Defesa Civil. A ideia da secretaria de Segurança Cidadã do município é formar, inicialmente, um grupo de até dez voluntários que, após devidamente capacitados, poderão servir de intermédio entre seus bairros e as instituições públicas que  integram ações em casos de situações de emergência ou catástrofes.

O projeto deve começar pelos bairros José e Maria e João de Deus, e em seguida, para os bairros Henrique Leite, São Gonçalo, Vila Vitória, Dom Avelar e Fernando Idalino.

“Começaremos com 5 a 10 voluntários de cada um dos primeiros bairros.  Eles participarão de treinamento com nossa equipe e desenvolverão o papel de agente em sua comunidade, solicitados por nós sempre que preciso, para auxiliar em seu bairro quando for acometido de alguma catástrofe natural ou não.  Será uma  ação programada, cautelosa e progressiva”, frisa o secretário de Segurança Cidadã de Petrolina, coronel Daniel Ferreira.

Além do desejo de ajudar ao próximo, o voluntário do projeto dos Núcleos de Defesa Civil devem obedecer alguns requisitos, a exemplo de formação mínima e ser autônomo.