Sport é o melhor time do Nordeste, diz CBF

Por Eliaquim Oliveira
Por Eliaquim Oliveira
Publicado em 09/12/2010 às 15:18

A temporada 2010 acabou e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de 2011. Constam na lista 419 clubes do país, cujo líder é o Grêmio, 4º colocado no Brasileirão e que garantiu vaga na Libertadores em 2011. O Corinthians, que conquistou a Copa do Brasil, é o vice-líder, seguido de Flamengo e Vasco.

O ranking distribui pontos com os participantes de competições nacionais de acordo com a posição em cada divisão. O campeão da Série A, por exemplo, recebe 60 pontos. O vice, 59, o terceiro, 58 e por aí vai até o 20º que ganha 41 pontos. O campeão da Série B que seria na teoria a 21ª melhor equipe do ano recebe 40 pontos, o vice 39. O campeão da Série C conquista 20 pontos e o da Série D, 10 pontos. Além disso a Copa do Brasil também vale como pontuação. O vencedor ganha 30 pontos.

» Confira o ranking completo e as regras clicando AQUI!

O curioso é que o atual campeão nacional, o Fluminense, aparece apenas na 11ª posição. E o Internacional, campeão da Libertadores e que disputa o Mundial na próxima semana, é o 8º.

Líderes do ranking à parte o que chama a atenção é a presença dos pernambucanos. O Sport, por exemplo, é o time do Nordeste mais bem posicionado. O Leão ocupa a 16ª posição à frente de outros campeões nacionais como Atlético-PR e Bahia. Logo depois aparece o recém-rebaixado Vitória.

Os outros grandes da capital pernambucana, Náutico e Santa Cruz, aparecem em seguida na 21ª e 22ª posições, respectivamente. Até o Central figura no ranking. A patativa que disputou a primeira divisão em 1979 e 1986 ocupa a 57ª posição, à frente de times como Paulista, campeão da Copa do Brasil em 2005, Brasiliense, vice da mesma competição em 2002, e Grêmio Prudente que jogou a Série A este ano, mas foi rebaixado.

Outros pernambucanos também aparecem no ranking. O Salgueiro, semifinalista da Série C e promovido para a B, é o 146º, ultrapassando o Porto (155º) e América (175º).

A CBF também divulgou o Ranking das Federações que soma os pontos de todos os representantes de cada estado. Pernambuco aparece em 6º lugar atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. O que mostra que, apesar da má fase vivida no futebol de nosso estado, ainda estamos bem posicionados, atrás apenas dos grandes centros do país.