COMPRAS

Comércio de Caruaru pode funcionar aos domingos em dezembro

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 10/12/2010 às 11:29

O mês de dezembro é considerado um dos melhores meses para vendas no comércio de Caruaru. O pagamento do décimo terceiro e as promoções realizadas durante este período deixam as lojas lotadas.

As contratações temporárias devem chegar a quatro mil este ano, de acordo com dados do Sindicato dos Lojistas. A estimativa é baseada nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, que registrou 7.057 contratações no mesmo período do ano passado.

E já tem empresa que vai começar a funcionar aos domingos para atender aquelas pessoas que não podem comprar os presentes durante a semana. Este funcionamento, aos domingos, já está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010, mas é preciso seguir algumas regras para não ser penalizado pela fiscalização do Ministério do Trabalho.

A empresa terá que conceder ao funcionário uma folga na semana anterior ao domingo trabalhado, deverá ainda oferecer ajuda de custo de R$ 15 (para os que trabalharem com jornada de seis horas) ou R$ 20 (para os que trabalharem com jornada de oito horas), além de custear a refeição para os funcionários (se o intervalo para descanso tiver duração de uma hora) e vale-transporte.

É importante ressaltar que os funcionários não podem ultrapassar a jornada de trabalho de 44 horas semanais.
O comerciário que trabalhar no sábado integralmente ficará impedido de trabalhar no domingo imediato. Já aqueles que trabalharem apenas no sábado pela manhã poderão trabalhar no domingo.