POMBOS

Idoso é preso com arsenal em casa

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 16/12/2010 às 15:00

Um aposentado de 93 anos foi preso em flagrante, ontem à tarde, depois que policiais militares encontraram um arsenal dentro de sua residência, no Alto do Frade, município de Pombos, a 60 quilômetros do Recife. O material foi descoberto por uma equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), do 21º Batalhão, que estava fazendo rondas no Loteamento São João e viu quando João Francisco do Nascimento manuseava uma das espingardas apreendidas.

“Ele estava mostrando a arma para um conhecido e desconfiamos da situação. Fizemos a abordagem e revistamos o local. Encontramos o restante dos itens dentro de uma garagem, ao lado do imóvel”, relembrou o cabo Romildo dos Santos.

No total, foram apreendidas 16 espingardas (sendo três ainda desmontadas), 46 espoletas, 309 cartuchos vazios e 67 prontos para uso, 93 quilos de chumbo e cerca de sete quilos de pólvora que seria usada para confeccionar a munição. Os produtos teriam sido comprados há três meses, no valor de R$ 5 mil. O acusado e todo o material encontrado foram levados à delegacia municipal, onde o idoso foi autuado por porte ilegal de arma.

Durante o depoimento, ele confessou que fabricava e comercializada as armas há mais de 60 anos. “O acusado nos disse que a vida dele era fazer aquilo e que nunca havia passado pela cabeça que pudesse ser preso”, comentou o militar.

De acordo com ele, a família já havia alertado o aposentado sobre os perigos de abrigar materiais explosivos na residência, onde morava com várias pessoas, inclusive duas crianças.

João Francisco foi encaminhado à Cadeia Pública de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana, onde deverá aguardar julgamento.