SERVIÇO

Caruaru conta com serviço de motolâncias

Do JC Online do JC Online
Do JC Online
do JC Online
Publicado em 21/12/2010 às 8:30
Leitura:

O municípío de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está utilizando o serviço de atendimento de urgência por motolâncias, a medida que conta com duas motos equipadas e com kits de primeiros socorros, tem o objetivo de agilizar o socorro a pacientes graves em locais de dificil acesso.

O novo serviço da Secretaria de Saúde do município, é feito por motos do tipo trail, de 250 cc, adequadas à maior parte das situações que requerem a intervenção do SAMU 192, em urgências. A potência do modelo escolhido permite alcançar velocidades seguras a ponto de permitir a chegada da motocicleta em cerca de 10 minutos antes da ambulância.

As motos são conduzidas por técnicos em enfermagem, especializados em atendimentos em urgência. Eles tiveram Curso de Pilotagem Defensiva, aplicado por empresa de consultoria contratada pela Prefeitura de Caruaru. Os profissionais também possuem experiência de dois anos em atendimento de urgência, com foco em ações pré-hospitalares móveis.

Os veículos são equipados com kit de socorros que possuem mais de vinte itens. Dentre os equipamentos transportados há um desfibrilador e um oxímetro, entre outros materiais para atendimento às ocorrências, tais como cilindro de oxigênio de alumínio ; colar cervical; luvas estéreis; ataduras, compressas, gazes; talas de imobilização; material de venopunção (seringas e cateteres); material de via aérea básica (cânula de Guedel, máscara de oxigênio com reservatório, cateteres de O2, ressuscitador manual adulto/infantil, com reservatório); estetoscópio; e esfigmomanômetro(medidor de pressão arterial).

Para pedir o serviço, a população deve ligar o 192. O médico regulador, na central atendimento, determinará o envio da ambulância ou  da motolância, conforme os casos.


Mais Lidas