NATAL

Material reciclável vira arte em Caruaru

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 23/12/2010 às 8:00

Garrafas peti, retalhos de pano, sacos de farinha e sapatos velhos se transformaram em obras de arte, decoração e moda. Dez detentos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza , em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, confeccionaram mais de 100 peças alusivas ao natal, como árvores, guirlandas, Papai Noel e anjos.

Todas as peças estão expostas na Butique de Noel, uma das casinhas da Cidade Natalina que foi montada no Polo da  Estação Ferroviária. A moda também está presente no local. Os presidiários produziram sapatos, sandálias e customizaram roupas com temas natalinos.

É possível conferir na exposição duas guirlandas feitas com garrafa peti e sandálias usadas que passaram por uma recriação, recebendo brilho, cores e elementos natalinos. Os detentos também fizeram 100 peças de sapatos e sandálias nas cores típicas do natal: vermelho, verde e dourado.

As garrafas peti, que poderiam ir para o lixo, foram transformadas em flores que decoram as árvores da Butique. A moda também está presente. Quatro manequins mostram que sacos de farinha, retalhos de pano e criatividade, podem resultar em moda original.

A exposição acontece até o final do mês, a partir das 19h, na Estação Ferroviária. Este ano, o Polo Cultural é palco de shows de artistas locais, apresentações de corais e cantores de igrejas católicas e evangélicas, diversas exposições de obras de arte e uma decoração ecologicamente correta, com a utilização de materiais recicláveis. Todas as atividades começaram desde o dia 18 e vão até 1º de janeiro.