SAÚDE

Sertão intensifica combate à dengue

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 28/12/2010 às 12:54

Quarenta e cinco agentes de combate a endemias estarão nestas terça (28) e quarta-feira (29) nos distritos de Rajada e Pau Ferro, zona rural de Petrolina, realizando um mutirão de combate a Dengue. Junto com dois funcionários da Fundação Nacional de Saúde, os agentes devem identificar locais que servem como criadouros, colher larvas e erradicar os depósitos com larvicida. Durante a ação, o trabalho educativo junto à população deve ser intensificado.

“Essas comunidades apresentam um histórico para infestação da dengue preocupante, principalmente devido ao armazenamento de água que é comum na região, mas que é feito de forma errada. Por isso esse trabalho deve ser realizado rotineiramente com o propósito de diminuir os índices da doença na região”, frisa o gerente de endemias da prefeitura de Petrolina, Jailson Araújo.

“As ações são desenvolvidas com caráter preventivo e de educação em saúde, porque o combate a dengue é um dever de todos e temos que mostrar a população como é importante adotar algumas medidas para eliminar os criadouros. Assim poderemos manter a doença sob controle”, enfatiza a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta.

As equipes têm visitado domicílios e pontos específicos que são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, a exemplo de borracharias e ferros-velho.  O mutirão faz parte do Plano Nacional de Combate a Dengue.