SAÚDE

Agentes de endemias entram em campo contra a dengue em Petrolina

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 06/01/2011 às 16:26

Agentes de endemias de Petrolina, supervisores de campo e técnicos de laboratório – num total de 119 pessoas – estarão durante toda esta semana trabalhando no primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em 2011.

Para tanto, a cidade foi dividida em oito áreas de estudo e, até esta sexta-feira (7), os profissionais devem verificar os locais mais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, visitarão domicílios e farão tratamento com larvicida ou fumacê. No último levantamento feito em novembro, a cidade ficou com um índice geral de infestação de 0,9%, considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde. 

“Esse trabalho desenvolvido é bastante importante principalmente nesta época do ano, onde as altas temperaturas e o período chuvoso contribuem para o desenvolvimento da dengue, então é o momento de trabalhar para que não ocorra uma epidemia da doença”, explica o gerente de Endemias da prefeitura de Petrolina, Jailson Araujo.

Durante o levantamento da estatística, a equipe de profissionais ainda desenvolve o trabalho de conscientização junto à população. A pesquisa é realizada trimestralmente. Em cima dos dados verificados, é que a gerência de Endemias redireciona as ações de controle e combate a dengue no município sertanejo.