BALLET

Crianças entre 7 a 12 anos podem participar de curso gratuito de ballet

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 11/01/2011 às 13:00

Um lugar onde a regra é se movimentar e dançar ballet clássico com alegria. Tudo à disposição de crianças carentes, gratuitamente. Assim é o Stúdio de Dança Movimentos da Cidadania, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O projeto beneficia 67 crianças de 7 a 12 anos, todas integradas ao Programa Bolsa Família, matriculadas em Escola Pública Municipal, assíduas às aulas e com boas notas. O curso de ballet dura 11 meses e começa em fevereiro.

O Stúdio de Dança funciona no Centro de Convivência do Idoso. Dois professores ficarão responsáveis pelas aulas teóricas e práticas que têm carga horária de duas horas semanais. As crianças que desejam participar do projeto se submetem a uma pré-seleção que indica aquelas que têm desenvoltura para a dança.

As técnicas desenvolvidas durante as aulas de ballet clássico envolvem alongamento, postura, flexibilidade, disciplina, musicalidade e lateralidade. Quatro turmas são formadas de acordo com a idade das crianças.

Duas são constituídas por alunos de 7 a 9 anos e outras duas de 10 a 12 anos, nos turnos da manhã e tarde. “A Secretaria de Políticas Sociais tem uma parceria importante com a Secretaria de Educação, pois damos prioridade às escolas públicas da periferia”, explicou Juciara de Almeida, Coordenadora do Stúdio de Dança Movimentos da Cidadania.