PROGRAMA

Chapéu de Palha cadastra mais de 16 mil trabalhadores do Sertão

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 14/01/2011 às 9:37

Mais de 16 mil trabalhadores rurais da fruticultura irrigada foram cadastrados para a terceira edição do programa Chapéu de Palha. O balanço é da coordenação do programa.

Somente em Petrolina, estão inscritos cerca de 11.500 trabalhadores. A lista com os nomes dos  beneficiários será lançada na última semana do mês. Participam do programa agricultores, embaladores, tratoristas, auxiliares de casa de embalagens e de câmara fria, que atuam nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco e Petrolândia.

Durante o período da entressafra, os beneficiários recebem um auxílio complementar ao Bolsa Família, orçado em R$ 232,50. Ao todo, são disponibilizadas quatro parcelas. Como contrapartida, um membro da família do beneficiado deve participar de cursos e atividades relacionadas à cidadania, oferecidos pelo programa. A frequencia nos cursos é pré-requisito para o recebimento do auxílio.

“O objetivo não é somente que o trabalhador conte com um auxílio na sua renda mensal. O Chapéu de Palha é uma ação de governo que por meio de sete secretarias oferece cursos e capacitações que valorizam o cidadão”, frisa a coordenadora executiva do programa, Aristéia Viegas.