POLÍTICA

Depois de muita discussão, suplente toma posse na Câmara de Vereadores de Caruaru

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 14/01/2011 às 10:16

Toma posse na manhã desta sexta-feira (14) o suplente que assumirá a vaga da ex-vereadora Laura Gomes (PSB) na Câmara de Vereadores de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

Depois de muita discussão, o Legislativo decidiu empossar Ranilson dos Santos (PTB), o conhecido Ranilson Enfermeiro, que já havia sido diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral como primeiro suplente da Coligação Frente Popular de Caruaru, da qual fazia parte a socialista.

A polêmica surgiu quando o também suplente de vereador Gilberto de Dora (PSB) reclamou a vaga como sendo do partido e não da coligação tomando por base um mandado de segurança emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao PMDB, no mês de dezembro passado, dando a vaga de um deputado de Roraima que havia renunciado ao cargo ao partido e não à coligação.

Gilberto de Dora ficou na 5ª suplência da coligação, formada por PTB, PP, PDT, PSB e PR, com 2.458 votos. Mas do PSB, foi o primeiro. Já Ranilson Enfermeiro foi o primeiro da coligação com 3.281 votos.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal enviou uma consulta ao TRE sobre a questão, mas o tribunal só deve se posicionar em 30 dias. Como o Regimento Interno da Câmara prevê a posse para cargo vago em até 15 dias e com base em orientação do departamento jurídico da casa, o presidente Licius Cavalcanti (PC do B) resolveu dar posse a Ranilson Enfermeiro.

Esta é a segunda vez que Ranilson deixa a suplência e assume oficialmente uma cadeira na Câmara de Vereadores de Caruaru. Em 2007, após a morte do vereador Fernando Dias, o Lambreta, ele assumiu a vaga até o final do mandato, em 2008.