REFORMA

Centro de Artes passa por reforma no Sertão

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 15/01/2011 às 17:40
NOTÍCIA
Leitura:

Criado em setembro de 2006, o Centro de Artes Celestino Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será beneficiado com uma reforma e ampliação que prevê a implantação de espaço para apresentações culturais, parque infantil, melhorias nas redes elétricas e hidráulicas, ponto de informações turísticas, dentre outros aspectos. Os recursos oriundos do Ministério do Turismo estão orçados em R$ 300 mil.

“Esperamos incrementar o Centro de Artesanato Celestino Gomes e transformá-lo em um dos principais pontos culturais e turísticos de Petrolina, valorizando suas peculiaridades. Vale ressaltar a importância do local como um espaço propício para a geração  de emprego e renda para o município, já que são mais de 60 artesãos cadastrados”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos de Petrolina, Luís Cláudio Dias.

Atualmente, o Centro de Artesanato possui alguns boxes onde artesãos da região – a maioria deles cadastrados na Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco – expõem e comercializam seus produtos.

“Somente nesta primeira quinzena de janeiro, Petrolina foi contemplada com mais de R$ 600 mil com a aprovação de projetos enviados pelo município ao governo federal. Vamos melhorar a estrutura da Biblioteca Pública, vamos ter recursos para o Centro de Cultura. Esses investimentos significam a valorização da cultura, da arte, da potencialidade de nossos artistas. A  arte e a cultura são importantes atrativos que trazem reconhecimento financeiro tanto para os artistas quanto para a cidade, em todos os setores”, destacou o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.

O Centro leva o nome de um dos mais importantes artistas de Petrolina, Celestino Gomes, morto em 2004. Algumas de suas obras estão expostas em prédios como o do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho e a Biblioteca Municipal.

Mais Lidas