ARTE

Petrolina ganha mais um ponto de cultura

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 22/01/2011 às 16:01

Petrolina, no Sertão de Pernambuco, tem agora mais um ponto de cultura. É o grupo mirim do Samba de Veio da Ilha do Massangano. Formado por 25 integrantes com idades entre três e 14 anos, o grupo agora será contemplado pelo Ministério da Cultura e terá a oportunidade de participar de oficinas, investir nas vestimentas e divulgarem seu trabalho país afora.

Criado há quase uma década, o grupo mirim tem como objetivo manter viva a tradição da Ilha do Massangano (a cerca de 15 quilômetros do centro de Petrolina). É uma manifestação que envolve batucar de tamborete com as rápidas passadas dos integrantes.

\"A iniciativa além de garantir o desenvolvimento cultural da Ilha, oferece a oportunidade de aprendizagem aos filhos e netos dos sambistas mais antigos. Com esse Ponto de Cultura, o trabalho que já vem sendo realizado vai ganhar força. Isso é uma prova de que o samba é um potencial de nosso povo, que agora ganha destaque nacional\", explica uma das fundadoras da Associação Cultural do Massangano, Maria das Graças Sol Posto.

Para a jovem integrante do grupo mirim, Amanda Barbosa, 10 anos, agora é a oportunidade do Samba de Véio do Massangano ser cada vez mais conhecido. \"O Samba de Véio Mirim é uma apresentação muito linda. Vai ser uma grande alegria poder conhecer outros lugares e representar a nossa comunidade em todo o país\", pontua.