LITORAL

Tamandaré reserva história de Pernambuco

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 22/01/2011 às 14:00

Quem caminha pelas ruas, praça e praias de Tamandaré, no litoral de Pernambuco, pode acompanhar de perto um pedacinho da história de Pernambuco. São belezas naturais e pontos turísticos que resistem ao tempo e mantém viva a cultura de um povo.

O forte e farol de Santo Inácio, por exemplo, guardam um pedaço da história de Pernambuco. O lugar foi um dos pontos decisivos na luta contra a invasão dos holandeses, servindo de cenário de guerras e abrigo para os soldados que protegiam a costa brasileira durante a segunda guerra mundial.

A cachoeira Bulha D’água é uma beleza escondida dentro da reserva de Mata Atlântica, em Tamandaré. Com 10 metros de altura e largura de 15 metros, o local já é praticamente parada obrigatória para os visitantes que passam pela cidade, chegando ou saindo da PE 76. As águas são limpas e a temperatura estável é de 15º.

Outros importantes pontos turísticos de Tamandaré são as igrejas de São Pedro e São José, e a Capela de Santo Inácio, onde nos finais de semana acontecem as missas de domingo.

A igreja de São Pedro - padroeiro de Tamandaré - fica localizada entre as casas de veraneios e sua escadaria frontal tem início na areia da praia de Campas.

Já a igreja de São José, que tem sua construção datada do século XIX, fica localizada no limite da Praia de Tamandaré e Campas. No local é mantido um brasão no centro da parte superior da sua fachada, representando um serrote, um compasso, cajado e régua. Bela vista de Tamandaré.