REUNIÃO

Trabalhadores da Usina Catende buscam soluções para crise no setor

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 02/02/2011 às 13:01

Uma comissão formada por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Água Preta, Catende, Jaqueira, Palmares e Xexéu, municípios que formam o complexo da Usina Catende, mais a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) se reúnem nesta quarta-feira (2), às 16h, na Secretaria Estadual de Articulação Social e  Regional.

O objetivo do encontro é buscar soluções para a atual crise que passa a massa falida da Usina. Na reunião estarão presentes o secretário da Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio,  e o secretário de Articulação Social e Regional, Sileno Guedes.

No último dia 25 de fevereiro, os trabalhadores rurais realizaram uma assembleia próximo à Usina Catende com o objetivo de encontrar soluções para os diversos problemas que vêm ocorrendo nos últimos meses.

Os canavieiros reclamam que entre os anos de 2009/2010, a massa falida da Usina Catende realizou a moagem garantindo o melhor preço dos últimos 30 anos, conseguindo vender a destilaria.

Mesmo assim, a administração da usina não pagau os salários dos canavieiros, atrasados há quatro meses, nem 13º terceiro salário, dentre outras irregularidades.

Nessa perspectiva, os trabalhadores rurais querem a saída imediata do atual síndico, Carlos Antônio Fernandes Ferreira e fazem uma série de reivindicações, como os pagamentos dos salários atrasados nos últimos, 13º salário, salários-família e férias atrasadas.