ECONOMIA

PIB de Caruaru é destaque em Pernambuco

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 03/02/2011 às 9:53
NOTÍCIA
Leitura:

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem uma população de quase 315 mil habitantes. Cidade do interior que tem ares de capital, o município vem crescendo e se desenvolvendo expansivamente. Esse crescimento vem contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento do Estado.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, referente ao ano de 2008 o município liderou o ranking dos que tiveram o maior crescimento no Agreste.Isso foi comprovado através dos valores do PIB, produto interno bruto, que representa a soma de  todos os bens e serviços finais produzidos em uma região.

Dos 185 cidades de Pernambuco, 25 representam 80% do PIB do Estado que foi de mais de 70 bilhões. O Agreste representa 12% desse total e Caruaru está em 1º lugar na região com 2,19 bilhões de reais, em seguida vem Garanhuns com 831,82 milhões. Petrolina e Belo Jardim também apresentam um alto potencial de crescimento. “ O investimento maior está em Suape, mas estes municípios vão apresentar incremento porque eles vão além. Exemplo, Belo Jardim ela vai fornecer bateria para FIEPE, então vai haver um incremento lá. Petrolina fruta, Caruaru confecção então cada município desse vai pegar bônus desse investimento.” explica Wilson chefe do departamento de pesquisa da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco.

Os setores que mais cresceram foram de serviços e indústria, atualmente a cidade conta  com 16 mil empresas e 1.200 industrias que investiram e acreditaram na potencialidade do município. “Caruaru tem vários investimentos”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico Franco Vasconcelos.

Mais Lidas