VISITA

Secretário visita projetos de agricultura familiar no Agreste

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 04/02/2011 às 8:00
NOTÍCIA
Leitura:

Nesta sexta-feira (4), o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, acompanhado dos secretários executivos José Patriota e Aldo Santos, visitam durante todo o dia, seis municípios do Agreste Meridional. O objetivo é acompanhar de perto os projetos voltados para a agricultura familiar nas cidades.

A primeira parada será às 8h da manhã, em Lajedo, onde serão visitadas áreas de secagem de feijão no Sítio Olho D´água Velho e projeto de irrigação comunitária executado pela prefeitura local com recursos do Governo do Estado.

Depois o secretário e equipe vão à Comunidade Miracica, em Garanhuns, para visitar o projeto de agroindústria de beneficiamento de castanha de caju e de outras frutas, cujo investimento foi de R$ 172 mil do Prorural e R$ 19,1 mil da própria comunidade, atendendo 80 famílias. “É uma oportunidade para acompanhar o andamento desses projetos e, sobretudo discutir o resultado com as comunidades locais para contribuir e ampliar as ações onde for possível”, avalia Ranilson Ramos.

À tarde a programação prossegue no Agreste com visita ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Fruticultura em Brejão, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em seguida o secretário inaugura 44 banheiros e saneamento rural no Sítio Olho D´Água.

A viagem encerra com acompanhamento da colheita de batata-doce, na comunidade Capivara, em Correntes, terminando com inauguração de resfriadores  de leite em Lagoa do Ouro.

Batata-Doce – Com a aração de terra, por meio do Programa Terra Pronta Emergencial do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), 86 famílias de Correntes plantaram 532 hectares e vão colher uma média de 18 toneladas de batata-doce por hectare. As comunidades atendidas são Areias, Sapucaia, Boa Vista, Cavaco, Palmeirinha do Sá, Sítio Situação, Sítio Palmeira do Jorge, Capivara, Sítio São Francisco e Sítio Estivas.

Mais Lidas