compesa

Ramal Sul do Sistema Jucazinho será desativado por sete horas na quarta-feira

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 07/02/2011 às 16:58

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai desativar por sete horas (das 8h às 15h), na próxima quarta-feira (9), o Ramal Sul do Sistema Jucazinho, que atende 60% da cidade de Caruaru, 30% de Bezerros e 100% das cidades de Passira, Cumarú e Richo das Almas. A medida, de acordo com nota da companhia, faz parte do programa de manutenções periódicas, que visam garantir maior confiabilidade operacional e reduzir a incidência de paralisações corretivas.

Após a manutenção, estima-se que a vazão seja regularizada e a distribuição de água retomada na noite da própria quarta-feira. “Caso a vazão do sistema chegue a níveis satisfatórios antes do prazo previsto, a companhia iniciará imediatamente o processo de regularização do fornecimento de água”, informou o gerente da Unidade de Negócios Ipojuca, João Raphael.

Durante a parada, serão realizados serviços na parte elétrica das três estações elevatórias do Sistema Jucazinho. Também serão substituídos cabos e disjuntores que estão com vida útil vencida, mas que, segundo a nota,  não tem qualquer relação com o apagão ocorrido na semana passada, que atingiu vários estados do Nordeste. João Raphael explica que, como os serviços serão na parte elétrica, o Ramal Sul não poderá operar durante a manutenção.

Ainda no comunicado, a Compesa \"pede a compreensão da população pela falta de água durante a realização da paralisação e informa que, apesar dos transtornos, é melhor uma manutenção programada que é avisada com antecedência do que as paradas decorrentes de acidentes, que se tornam emergenciais.\"

“Quando isso ocorre, temos que parar os sistemas e avisar a população, que não tem tempo para se prevenir e armazenar água para o período do desabastecimento”, complementa o gerente.