SAÚDE

Caruaru realiza campanha de combate à hanseníase

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 11/02/2011 às 9:30

A Secretaria de Saúde de Caruaru, Agreste de Pernambuco, vai realizar a partir da próxima segunda-feira (14) a “Semana da Mancha”. A campanha será voltada para a identificação do portador do mal da Hansen. Estarão envolvidos na ação cerca de duzentos agentes de saúde.

Segundo a secretária de saúde Cristina Sette, a hanseníase tem cura. “É importante que após o diagnóstico,o indivíduo tome a medicação que é fornecida gratuitamente ao paciente pelo SUS. O paciente ainda deve se encarregar do autocuidado, com técnicas e exercícios para prevenir incapacidades ou piora\". Destaca.

A programação  da campanha vai contar com palestras educativas e panfletagem. No dia 15/02 , às 9h os agentes estarão na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, já no dia 16/02 será o dia “D” da “Semana da Manha”, serão realizados no Marco Zero da cidade, atendimentos médicos gratuitos, panfletagem e apresentação de arte educadores;

A hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada pelo microorganismo denominado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, por meio das secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. Os principais sinais e sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou d ormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular. A hanseníase é curável e o tratamento é realizado com medicamentos por via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito. Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rapidamente ocorrerá a cura.