\"Cavalo Paraguaio\" conquista título simbólico do 1º turno

Por Eliaquim Oliveira
Por Eliaquim Oliveira
Publicado em 14/02/2011 às 7:05

No futebol utiliza-se a expressão “Cavalo Paraguaio” para caracterizar aquele time que arranca bem, mas no fim perde fôlego e fica para trás. Bem, na atual edição do Campeonato Pernambucano muitos disseram que este cavalo seria o Central. A imprensa da Capital não dava muita coisa pela patativa. Alguns chegaram a prever os três grandes nas semifinais mais o Salgueiro, que vai disputar a Série B do Brasileirão. E o Central? Ninguém previa que o time de Caruaru pudesse chegar tão longe.

Mas metade do campeonato já passou e onde está o Salgueiro? Na 7ª posição sem render ainda o que se espera de um time que está entre os 40 principais do país. E o trio da Capital? Santa Cruz e Náutico até que brigam pela ponta, estão em 2º e 4º lugares, respectivamente. Já o Sport amarga uma das piores campanhas de sua história, ocupa apenas a 6ª posição e vê o sonho do hexa ficar bem mais distante de ser realizado.

Por falar em sonho um começa a ganhar mais força a cada rodada. O da torcida Centralina de ver a equipe conquistar o primeiro título estadual da história. Aliás, o primeiro de uma equipe do interior.
O “Cavalo Paraguaio” tem mostrado que não está para brincadeira. Assumiu a liderança e, na última rodada, abriu quatro pontos de vantagem para o vice-líder. Melhor ainda, a patativa tem 11 pontos de frente para o 5º colocado e só um desastre tira o time das semifinais.

Se o regulamento fosse igual ao de 2009, por exemplo, o time de Caruaru já teria garantido uma vaga na final do Campeonato, algo que sequer aconteceu com um time do interior. Mas a regra mudou e o alvinegro da Capital do Forró terá que remar mais um pouco para ostentar um lugar entre os campeões.

Até agora foram oito vitórias em 11 jogos, apenas uma derrota, aproveitamento de 78%, melhor ataque da competição com 20 gols marcados. É a melhor campanha da história alvinegra.

E qual o segredo para tão bom desempenho? Boas contratações, jogadores recebendo em dia incluindo bonificações por vitórias. Tudo isso fruto dos investimentos feitos na equipe. A camisa Centralina é a que mais possui patrocinadores entre os times que disputam o campeonato. E a torcida tem comparecido. Mais de 8 mil torcedores têm empurrado o time por jogo no Lacerdão onde o Central ainda está invicto este ano.

Daqui pra frente novas batalhas virão e o outrora “Cavalo Paraguaio” vai mostrando que ainda tem fôlego para a longa cavalgada.