Carnaval

Mulher da Sombrinha promete arrastar mais de 30 mil foliões em Catende

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 22/02/2011 às 8:00

A grande diva do Carnaval de Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, já começa a ser preparada. A Mulher da Sombrinha está quase pronta para o desfile que este ano acontece no próximo sábado (26).

A expectativa da Secretaria de Turismo do município é que mais de 30 mil pessoas possam ir até a cidade participar do desfile do bloco. A animação este ano ficará por conta da Banda Butuka, do cantor Marcos Catende e ainda várias orquestras de frevo. E como acontece todos os anos, o bloco sairá da Av. Presidente Vargas em frente ao Cemitério Sagrada Família a meia noite.

A Mulher da Sombrinha foi confeccionada pelo artista plástico Sílvio Botelho, o bloco existe desde a década de 70. Ela sempre desfila acompanhada por outro personagem, o operário gigante. Os dois saem do cemitério da cidade sempre a meia noite e percorrem as principais vias do centro da cidade arrastando os foliões.

O bloco surgiu de uma brincadeira de amigos. A lenda é que o fantasma de uma mulher conduzindo uma sombrinha aparecia sempre a meia noite para seduzir trabalhadores que saiam do trabalho no turno da noite da Usina Catende. Encantados os homens a seguiam e ao chegar em frente ao cemitério a loira desaparecia.