PRISÃO

Polícia captura em Salgueiro 13 acusados de distribuir drogas em três Estados do Nordeste

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 23/02/2011 às 9:00

A Operação Retomada, desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (22) em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, prendeu, no município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, 13 integrantes de uma quadrilha  especializada em tráfico de drogas ligada à facção criminosa Primeiro Comando da capital (PCC).

De acordo com as investigações da PF, a cocaína, proveniente de São Paulo, era encaminhada até Salgueiro e depois distribuída para as cidades do Piauí, Ceará e Bahia. A PF aponda ainda indícios de lavagem de dinehiro ilícito em São Paulo.

As investigações tiveram início no fim do ano passado depois da prisão de três cearenses que estavam transportando cocaína a partir de Salgueiro. Em depoimento à polícia, os suspeitos apontaram a existência de uma rede criminosa cujo fornecimento da droga seria o presidiário e integrante do PCC Francisco Eudo Victor, conhecido como Gordo.

A investigação revelou que o entorpecente era enviado para Salgueiro por via terrestre. O transporte era feito em caminhões. No Sertão de Pernambuco, segundo a PF, toda a cacaína era entregue a Claudyvanio Matias de Carvalho, conhecido como Vaninho. Ele está foragido.

A assessoria de imprensa da PF comunicou que Claydyvanio utilizava um esquema de transporte de passageiros de fachada para distribuição do pó em algumas cidade do Nordeste. Em Salgueiro, os policiais descobriram que parte da cocaína era comercializada por meio de uma espécie de disque-droga. Alguns motoqueiros e motoristas de van faziam a entrega.

Na ação dessa terça-feira (22), participaram 160 policiais, sendo 70 da Polícia Federal de Pernmabuco, Bahia, Ceará e da Paraíba e 90 policiais militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área da Caatinga.