MARCHA DAS MARGARIDAS

Trabalhadoras rurais vão às ruas em Petrolina

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 03/03/2011 às 8:23

Algumas das principais ruas do centro de Petrolina, Sertão do Estado, serão \'tomadas\' na manhã desta quinta-feira (3), por trabalhadoras rurais do Vale do São Francisco.

A caminhada – com início programado para às 9h, com saída da área de eventos culturais na avenida Souza Filho – faz parte do lançamento regional da 4ª edição da Marcha das Margaridas, que este ano traz como tema \"2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade\". Os organizadores do evento esperam uma média de 200 participantes.

\"Além da visibilidade e reconhecimento social, a maior manifestação organizada pelo sindicalismo rural e mulheres trabalhadoras rurais no Brasil deve reivindicar a valorização do salário mínimo, saúde pública e de qualidade, ampliação de políticas públicas e o fim da violência e discriminação contra a mulher\", destaca a secretária de Organização e Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Josefa Rosa.

Está programada ainda para a manhã desta quinta, após a caminhada, a realização de uma palestra que vai abordar sobre a importância da marcha no cenário nacional e do Dia Internacional da Mulher. Quem vai proferir o tema é a diretora de Coordenação das Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Maria Severina de França. A palestra acontece no Centro de Treinamento Diocesano, centro de Petrolina.

A marcha das \'margaridas\' do Vale do São Francisco já funciona como preparo para os grupos que irão se juntar às trabalhadoras rurais de outras regiões do país durante a marcha nacional, programada para agosto, em Brasília (DF).