EDUCAÇÃO

Programa Formação pela Escola abre inscrições em Garanhuns

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 07/03/2011 às 14:22

Após aderir ao Programa Formação pela Escola, o município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril para um curso de capacitação dirigido aos profissionais de Ensino, técnicos e gestores que atuam na Educação Básica Pública, bem como os representantes dos Conselhos Escolares.

O Programa Formação pela Escola se apresenta divido em seis módulos e tem como objetivo fortalecer, orientar e capacitar os profissionais, contribuindo para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e o controle social dos programas e ações financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Controle Social para Conselheiros e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) será o tema abordado durante o Módulo, que será trabalhado em duas vertentes.

A primeira irá abordar a temática: Acompanhamento e Controle Social em relação às políticas públicas educacionais, o qual tratará diretamente de questões relacionadas ao exercício da cidadania e a atuação como Conselheiro.

Já o segundo, busca contribuir para a capacitação de pessoas que possam exercer o controle social, de modo a elevar a qualidade da gestão do PNAE, bem como atuar não só na busca de garantia da alimentação escolar de qualidade e em quantidade suficiente a todos os alunos, mas também no desenvolvimento de hábitos e praticas alimentares, saudáveis no contexto escolar.

O curso é ministrado à distância, via internet, com acesso a plataforma Moodle, que é um sistema de gestão de ensino e aprendizagem, desenvolvido para ajudar os educadores a criar cursos on-line ou suportes a cursos presenciais, de alta qualidade e com muitos tipos de recursos disponíveis. Também haverá alguns encontros presenciais. Cada módulo apresenta uma carga horária de 40 horas/aula.