SERVIÇO

Projeto Guarda Mirim beneficia crianças carentes em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 21/03/2011 às 17:00

Cerca de 30 crianças da localidade do Serrote do Urubu, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, estão participando de mais uma turma do projeto Guarda Mirim, desenvolvido em Petrolina pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Através desta iniciativa – que teve início no ano passado e já contemplou mais de cem estudantes da rede pública – crianças têm acesso à noções de Direitos Humanos, Direito Ambiental, Defesa Civil, dentre outros tópicos.

Ao final, os participantes devem receber certificados, além de vestimenta e uma carteirinha que os habilita a atuarem como agentes mirins nas suas escolas de origem e dentro da própria comunidade.

"Objetivamos que as crianças se tornem parceiras na  colaboração e propagação das ações e funções da Defesa Civil em sua comunidade. Eles passam a ser agentes de cidadania e podem, após o curso, com sua habilitação e carteirinha, dar palestras. Outra consequência do programa é a melhoria do rendimento e da disciplina na escola e na casa desses estudantes", enfatiza o secretário de Segurança Cidadã de Petrolina, Daniel Ferreira.

As crianças participam da capacitação no horário inverso ao que estão na escola. O curso tem duração de 20 horas/aula. Ao longo do ano, outras turmas deverão ser abertas, para crianças com idades entre 8 e 12 anos.