SAÚDE

Caruaru lança campanha no combate à tuberculose

Do NE10
Do NE10
Publicado em 25/03/2011 às 10:10

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, reforça a importância da prevenção da Tuberculose a partir dessa segunda-feira (28), por conta do Dia Mundial da Tuberculose, vivenciado nessa quinta (24).

A Campanha contra a Tuberculose, intitulada de “Semana da Tosse”, tem o objetivo de identificar pessoas com tosse por tempo superior há três semanas e encaminhá-las para tratamento gratuito.

Durante toda semana, ações como palestras, distribuição de material educativo e orientação individual serão realizadas nas unidades de saúde do município. “Mais de 300 agentes de saúde visitarão as casas dos caruaruenses buscando identificar quem possui os sintomas da doença”, afirmou Nara Saraiva, diretora de Vigilância em Saúde.

Na terça-feira (29) haverá palestra na Penitenciária Juiz Plácido de Souza para sensibilizar os reeducandos. Já na quarta (30),  acontece o dia D Contra a Tuberculose, com distribuição de panfletos e participação de arte educadores no Marco Zero da cidade.

“A tuberculose é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Essa bactéria pode ser transmitida de uma pessoa para outra através da tosse. Ela também pode estar dormente no organismo de um indivíduo, e ficar ativa quando existe a queda da imunidade”, esclareceu Saraiva.

Os principais sintomas da doença são tosse, emagrecimento, febre baixa e sudorese noturna, persistindo por mais de duas semanas. Em longo prazo, pode haver a falta de ar e progressiva dificuldade para respirar, tosse com sangue (hemoptise) e até a morte.