SAÚDE

Com 18 casos confirmados, Petrolina intensifica combate à Tuberculose

Do NE10
Do NE10
Publicado em 29/03/2011 às 16:01

Com a proposta de monitorar os pacientes durante o tratamento, bem como traçar o perfil da patologia na região, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, montou o Grupo Técnico Municipal da Tuberculose.

E a iniciativa tem fundamentação. É que de acordo com informações do município, em 2009 foram notificados 111 casos da doença; no ano seguinte, 108 e em 2011, até agora, 18.  O objetivo da Secretaria é sensibilizar a comunidade sobre as formas de prevenção da doença que atinge, sobretudo, o pulmão.

"O grupo é composto por profissionais de várias áreas da Secretaria de Saúde e todas as unidades de saúde do município estão capacitadas para o diagnóstico e tratamento da tuberculose. É uma nova forma de organizar e coordenar as atividades de combate ao bacilo de Koch, verificando se há localidades onde existem focos da doença e se os pacientes estão fazendo o tratamento de maneira adequada", explica o coordenador da Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Petrolina, Francisco Freitas.

Todas as unidades de saúde do município sertanejo desenvolverão uma campanha de busca ativa de sintomáticos, que está agendada para acontecer nos meses de abril e agosto.