SAÚDE

Fórum Municipal discute saúde do homem no interior

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/03/2011 às 12:13

Os principais eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem estarão em destaque a partir desta quinta-feira (31), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. É que os profissionais da área de saúde que atuam nas equipes de Atenção Primária à Saúde estarão reunidos durante todo o dia no auditório do SEST/SENAT, durante o 1º Fórum Municipal da Saúde do Homem.

Intitulado "Homens, masculinidade e políticas públicas em saúde", o evento tem como principais focos a troca de experiências entre profissionais e o debate sobre a construção de uma sistemática mais eficaz de atingir esse segmento da sociedade com serviços na área de saúde.

Segundo dados do Sistema Único de Saúde, entre os anos de 2006  e 2009, 60 % das mortes neste município foram relacionadas ao sexo masculino. Apontados como causas destes óbitos  estariam fatores externos como acidentes de trânsito e de trabalho, além de doenças, sobretudo do aparelho circulatório e alguns tipos de câncer.

"É necessário facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde , para que haja uma redução das causas de morbidade e mortalidade, além da atuação nos aspectos sócio-culturais. Vamos compartilhar experiências e reflexões sobre trabalhos com os homens, abordando ainda a atuação dos profissionais de saúde em diferentes contextos e a partir de diversos focos de interesse, bem como os trabalhos sobre masculinidades, sob o enfoque do gênero", enfatiza o coordenador de promoção à saúde da prefeitura de Petrolina, Silvoney Júnior.